Gestão de Pessoas (ou RH) em crise?
Tenho visto em grupos na internet e sites de ajuda, pessoas perguntando sobre a área de RH: se tem trabalho; se paga bem; onde conseguir estágio; onde conseguir trabalho, etc.
Geralmente dou uma espiada nos comentários e tenho visto muita gente frustrada com a área.
Na minha opinião não é o RH em si, mas “como” o RH tem feito as coisas e qual o real objetivo do RH atualmente.
Uma das únicas coisas em comum em TODAS as empresas é o fato de que são feitas de PESSOAS, logo, fazer gestão de pessoas é EXTREMAMENTE atual e necessário!
Acredito que o “objetivo” do RH era um antigamente, mas veio mudando e hoje é outro – bem diferente do que já foi. Vemos cada dia MENOS psicólogos sendo gestores de RH e cada vez mais administradores e engenheiros sendo gestores de RH. Porque será?
O problema são os psicólogos agora? Nããããão!!!
O objetivo mudou! As empresas precisam de “gestão”, de números, de indicadores, de responsabilização, de desenvolvimento individual, desenvolver bons líderes que façam coisas que não existem ainda! Aquele RH assistencialista de outrora, onde qualquer problema com colaborador a solução era “mandar falar com o RH” já passou, já venceu!
São raros os psicólogos que gostam de números ou gestão e normalmente é por isso que estudam o que estudam – áreas humanas! Eles conseguem ter uma visão muito particular do SER HUMANO, conseguem compreender coisas que nem todos conseguem. Muitos encontram seu propósito de vida, atendendo em consultório e de forma individualizada!
Gestão de pessoas a nível “organizacional”, dentro de empresas, requer – atualmente – outras competências além de “conhecer de gente”.
Vai além de fazer uma descrição de cargos, fazer um processo seletivo, aplicar testes, montar um plano de cargos e salários ou criar um processo de integração. É saber PORQUE precisa isso, como usar isso, como isso melhora a gestão da empresa, trazer isso para algo tangível PARA QUEM NÃO ENTENDE DE GENTE – embora tivesse!
Alinhar objetivos organizacionais (da empresa) com os objetivos pessoais (de cada colaborador) e aí ver o que precisa ser feito (cargos, setores, atividades chave, procedimentos, etc);
É desenvolver líderes capazes de saber o que é SER um líder e o quão diferente é OCUPAR um cargo de liderança;
É entender que desenvolvimento é “prática diária e constante” e não “um treinamento” e pronto – agora a pessoa é um líder! Quanta ilusão!
O papel da Gestão de Pessoas é “dar o norte”, orientar, acompanhar, monitorar, antecipar cenários …. fazer gestão dos “recursos humanos” da empresa – Quem a empresa não pode perder, quem precisa ser desenvolvido, “no que” precisam ser desenvolvidos, como serão desenvolvidos, em qual prazo, quem deve ser substituído …. são alguns exemplos.
É um papel parecido com o do “financeiro” nas empresas: faz atividades diárias, para que os números (indicadores) possam ser obtidos a qualquer tempo para TOMADA DE DECISÃO e isso o torna ESTRATÉGICO e ao mesmo tempo, indispensável para a empresa.
Se você está resolvendo se Gestão de Pessoas (ou RH) é para você; se tem futuro e se tem como ganhar dinheiro com isso, recomendo fortemente que acesse outros materiais aqui do site, em especial esse vídeo abaixo:
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